Prematuros X problemas respiratórios na adolescência

Hoje em dia muito se estuda sobre os prematuros e seus riscos durante os primeiros anos de vida. A necessidade de estímulos direcionados e acompanhamento de especialistas está clara e cada vez mais consciente. A sobrevida desses lactentes aumentaram, porém a longo prazo problemas decorrentes aparecem, como os distúrbios respiratórios.
Tais distúrbios podem comprometer a capacidade funcional e as condições biomecânicas, prejudicando a função pulmonar e a estrutura da caixa torácica. Essas alterações são encontrados em 65% de 121 bebês nascidos com 31 semana de idade gestacional (Davidson, et. al,, 2012).
Com essa preocupação, Garcia e colaboradores (2015) compararam as características músculo-esqueléticas da caixa torácica de adolescentes que nasceram prematuros com adolescentes nascidos a termo. Observaram que os prematuros exibiam alta elevação de ombros, postura retraída da cabeça e tórax menor em comparação aos adolescentes nascidos a termo.
O ombro elevado foi associado aos bebês que necessitaram de ventilação mecânica por mais de 5 dias, o que determina o esforço respiratório nesse período. A extensão cervical é caracterizada pelo estreitamento da faringe, em que a extensão favorece a liberação da via área e facilitação da respiração.
Consequentemente, são adolescentes que apresentam desordens respiratórias, por alterações das funções pulmonares e da mecânica estrutural. Dessa forma, o acompanhamento desses bebês a longo prazo torna-se importante para o melhor planejamento e precoce intervenção, seja ele medicamentoso ou terapêutico.
A fisioterapia motora está ganhando espaço para a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor, entretanto, não pode-se deixar de focar na cinesioterapia para o melhor alinhamento postural e correção das alterações que podem aparecer. E, assim, prevenir as futuras alterações já descritas, e, favorecer um melhor desempenho das funções respiratórias.
Não deixe de procurar um fisioterapeuta para seu bebê prematuro, ele é essencial para o bom desenvolvimento físico e cognitivo!

 

nacimientos_prematuros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: