Agenesia do Corpo Caloso

Corpo caloso é uma estrutura do cérebro que conecta os hemisférios esquerdo e direito, a fim de uma correta interpretação de informações vindas dos sentidos, como visão, tato, além de informações mentais,  Apresenta 3 comissuras – o corpo caloso,comissura anterior e hipocampal, o desenvolvimento anormal dessas 3 regiões ocorre preferencialmente devido  malformações e defeitos genéticos. Porém, pode ocorrer também a  ausência somente do corpo caloso, e as outras comissuras apresentarem-se normais ou aumentadas. Sua formação se inicia em torno da 12ª semana de gestação e ele encontra-se completamente desenvolvido entre a 18ª e 20ª semanas de vida intra-uterina.

Quando a agenesia é solitária do corpo caloso clinicamente não apresenta sinais perceptíveis, exceto por síndromes sutis da transferência inter-hemisférica de informações, sendo necessário testes/exames específicos para seu diagnóstico. Na maioria dos casos essas crianças apresentam deficiência intelectual, deficiência de aprendizagem e epilepsia. Isso significa que a estimulação motora feita pela fisioterapia e terapias associadas como terapia ocupacional e fonoaudiologia é essencial para auxiliar no desenvolvimento neuropsicomotor dessa criança.

Seu diagnóstico ocorre por exames de neuroimagem. Não existe tratamento específico para a agenesia, somente de sintomas e atrasos no desenvolvimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: