Você já ouviu falar de BRONQUIOLITE?

Com o tempo seco, pouca umidade e variação de temperatura o que mais vemos são bebês e crianças com problemas respiratórios. A bronquiolite passa a fazer parte do repertório das doenças dessa época. Mas o que seria?

As infecções respiratórias em crianças menores de 1 – 2 ano de idade, que acometem os bronquiolos seja por causa viral ou outro agente etiológico é considerada BRONQUIOLITE. Acomete as vias aéras superiores e progride  com manifestações do trato respiratório inferior afetando sobretudo os bronquíolos, causada pela provável aspiração da secreção contaminada. A infecção das vias inferiores gera uma resposta inflamatória, com descamação celular e exsudação de proteínas plasmáticas, produzindo tampões de muco, infiltrados peribronquiolares com acúmulo de linfócitos e polimorfonucleares, resultando em edema de submucosa. A obstrução bronquiolar ocorre pelo edema e densos tampões de restos celulares e secreções.

Normalmente o quadro clínico inicia-se com infecção das vias aéreas superiores (“resfriado”), com coriza, rinorreia, redução apetite/anorexia, febre baixa ou ausente e irritabilidade. Posteriormente, a criança apresenta-se taquipneica, com respiração superficial, podendo a frequência respiratória chegar a 90 ipm em razão de hiperdistensão pulmonar persistente, sinais de esforço respiratório (uso da musculatura  acessória, balanceio de cabeça, batimento de asa de nariz e tiragens subdiafragmática, intercostal e de fúrcula). Febre, tosse produtiva do tipo coqueluxóide, expiração prolongada, dispnéia e crises de sibilância são frequentes. A ausculta pulmonar é rica, som sibilos, roncos e estertoração, com murmurio vesicular presente ou diminuído.  

O diagnóstico é feito por meio das manifestações clinicas e o conhecimento epidemiológico, apesar da ausência de sinais patagnomônicos. Seu tratamento requer repouso, hidratação, cuidados com a febre, corticoides e cuidados com a hipoxemia. A fisioterapia é um complemente essencial para a melhora do quadro de dispnéia e higiene bronquica. Busque profissionais especialistas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: