Você sabe o que é psicomotricidade?

Psicomotricidade é utilizada para detectar dificuldade de aprendizagem pela analise do desempenho da criança, a história de experiência lúdico-motora e o perfil de adaptabilidade em cada etapa do movimento (Mendes e Fonseca, 1988). A palavra ao ser divida traz como significado: PSICO – questões Sociais, Afetivas e Cognitiva; MOTRICIDADE – Atividades dinâmicas, Movimento do corpo e Neurofisiológica, ou seja, avaliamos a criança em seu desenvolvimento motor, intelectual, funções manuais, orientação temporal, espacial, lateralidade, noção do corpo e autoconfiança. A psicomotricidade surge como um alicerce sensório-perceptivo-motor para a integração dos movimentos corporais com a cognição.

Para essa integração a base fundamental é a estimulação, sendo a fase ideal para trabalhar todos os aspectos do desenvolvimento motor, intelectual e sócio-emocional no nascimento aos 8 anos de idade. Este período é propicio para desenvolver dificuldades de aprendizagens, sendo importante observar todo o contexto em que a criança vive. Se as dificuldades não forem exploradas e trabalhadas a tempo, poderão surgir déficits na escrita, na leitura, no cálculo matemático, na socialização, etc.

Portanto, a psicomotricidade é importante na prevenção, tratamento das dificuldades e na exploração do potencial ativo da criança. Tem como conceito o processo de organização e interpretação dos estímulos que são obtidos por meio dos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Os fatores psicomotores avaliados e estimulados incluem: tonicidade (amplitude dos movimentos, resistência ao movimento passivo, a palpação da atividade flexora e extensora dos diferentes músculos), equilíbrio (ajustes posturais antigravitários que estabelecem autocontrole nas posturas estáticas e dinâmicas), lateralidade (percepção dos lados do corpo – direito/esquerdo, predominância do hemisfério cerebral), esquema corporal (noção do EU, conscientização corporal, imagem corporal e conhecimento intelectual das partes do corpo e suas funções), organização espacial (consciência da situação das coisas, auto-organizar diante do mundo, noção de direção e distância), organização temporal ( capacidade de situar-se em função à sucessão dos acontecimentos, duração dos intervalos, ritmo), coordenação motora global (postura, locomoção, coordenação óculo-manual, etc) e coordenação motora fina (controle pequenos musculos para realização de habilidades finas como recortar, colar, pintar, etc).

Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&authuser=0&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1600&bih=774&q=psicomotric&oq=psicomotric&gs_l=img.3..0l10.889.3900.0.5445.13.12.1.0.0.1.515.2540.3j5j1j1j1j1.12.0….0…1ac.1.31.img..5.8.794.z2pthbWMcUQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=OwFvaVDqFcEQQM%3A%3Bv8F34Wh4bI7N1M%3Bhttp%253A%252F%252Feeipradoluengo.centros.educa.jcyl.es%252Fsitio%252Fupload%252Fimg%252Ftn_psicomotric.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Feeipradoluengo.centros.educa.jcyl.es%252Fsitio%252Findex.cgi%253Fwid_item%253D14%2526wid_seccion%253D3%3B187%3B200

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Autor: ROMANI, M.F.E.