Fisioterapia para Gestantes

No ano de 2000, o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) com o objetivo de incentivar e subsidiar a assistência à gestante, à puérpera e ao recém-nascido. Tal programa recomenda uma série de medidas e intervenções.
O conceito de atenção humanizada é amplo e envolve um conjunto de conhecimentos e práticas que visam à promoção do parto e do nascimento saudável. Este tipo de atenção inicia-se no pré-natal, tem por objetivo diminuir os riscos, prevenir a morbimortalidade e garantir a realização de procedimentos comprovadamente benéficos para a mãe e o bebê.
A preocupação dos profissionais da área de obstetrícia foi abordada em 1957, várias teorias foram descritas, todas relacionando a saúde e bem-estar da mãe ao do bebê, sendo trabalhado juntamente com as mães técnicas de relaxamento, exercícios respiratórios, redução da dor e tensão, percepção corporal e orientações referentes ao processo gestacional, modificações corporais e emocionais, trabalho de parto, parto e puerpério, cuidados com o recém-nascido e amamentação.
O fisioterapeuta desempenha papel relevante, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento dessa atenção e coadjuvante da gestação.
Dentre os desconfortos que as gestantes podem apresentar destacam-se as dores pélvicas e lombares e a incontinência urinária, e dentre as condições patológicas, a hipertensão, pré-eclampsia e diabetes gestacional. A realização de atividade física e exercícios durante a gestação de baixo risco tem tido crescente interesse pelos pesquisadores.
Estudos apontam para o efeito protetor do exercício na prevenção de doenças, por exemplo: redução do risco de pré-eclampsia entre 24 e 54%, e de diabetes em torno de 50% comparadas às gestantes inativas. Além disso, os exercicios foram associados a prevenção do ganho de peso e excluído relação com o trabalho de parto prematuro.
A atividade física está recomendada a partir de 12 semanas gestacionais, desde que não haja contraindicação clínica. De forma geral, o fisioterapeuta se preocupa em proporcionar condicionamento aeróbico, fortalecimento e alongamentos, exercícios sem risco de trauma abdominais, quedas e desequilibrios.
Sabendo disso tudo, não perca tempo!
Gestante, procure agora um fisioterapeuta especializado e se prepare para um dos momentos mais importante da sua vida!!!

gravida6

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: