Disfunção Sensorial

É por meio dos sentidos que conhecemos o mundo. O tato, olfato, visão, audição e paladar nos fornecem dados que são utilizados pelo cérebro e servem para organizar o comportamento e promover a aprendizagem.
Algumas crianças, apesar de apresentarem sistemas sensoriais intactos e de estes captarem a informação vinda do exterior, não conseguem cruzar essas informações a nível cerebral. Para esses casos denominamos que a criança pode ter uma Disfunção Sensorial.
O PROCESSAMENTO SENSORIAL inclui a recepção de um estímulo físico (Registo Sensorial), a transformação do estímulo num impulso neurológico (Orientação), e a percepção (Interpretação), ou seja, ao receber um estimulo nosso cérebro organiza a melhor resposta para executar uma ação ou atividade. As funções de processamento sensorial ocorrem continuamente e de uma forma rápida e inconsciente.
O processamento inadequado de informação sensorial, pode gerar:
-dificuldades de aprendizagem
-problemas motores
-dificuldades no desempenho diário

Existem vários sinais que podem ser indicadores da existência de uma disfunção da integração sensorial(DIS), tais como: pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos; dificuldade na coordenação motora e equilíbrio, excesso de atividade ou lentidão, -falta de força e tônus muscular, comportamento impulsivo ou dispersivo, atrasos no desenvolvimento motor, fala e/ou linguagem, -baixo rendimento escolar, -dificuldade para planejar os movimentos e estabelecer uma sequência de tarefas, -baixa auto-estima.
Caso seja detectado tal disfunção a ajuda de profissionais que trabalhem com a INTEGRAÇÃO SENSORIAL é primordial e deve ser realizada precocemente. Esse profissional irá proporcionar à criança sensações e percepções de seu corpo e do seu corpo no espaço, auxiliando na organização das informações e desenvolvendo a melhor resposta ao meio, consequentemente, melhorando e adaptando o processo de aprendizado, seja ele dentro de casa ou na escola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: