Autismo Infantil

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Seu diagnóstico é baseado nas queixas dos familiares e professores   que observam alguns comportamentos diferentes da criança. Os sistemas internacionalmente utilizados na classificação desse quadro são o CID-10  e DSMIV.

Dentre os comportamentos atípicos encontramos: movimentos esteriotipados, ações repetitivas, dificuldade de se aninhar no colo dos cuidadores ou extrema passividade no contato corporal, hábitos de cheirar objetos, sensibilidade exagerada a determinados sons, insistência visual e tátil. Rotinas ritualizadas e rígidas, ecolalia imediata e tardia.

Sua etiologia é desconhecida, prevalência de 15 casos a cada 10.000, sendo de 3 a 4 meninos a cada 1 menina. O tratamento é baseado nas co-morbidades, pois não existe medicação e tratamento específico para o transtorno, mas é importantíssimo a atuação de terapeutas como psicologas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas para orientação familiar e melhor qualidade e desenvolvimento neuropsicomotor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: