A Fisioterapia na Equoterapia

Na equoterapia a fisioterapia encara o cavalo como instrumento cinesioterapêutico no atendimento de pessoas com deficiências e/ou com necessidades especiais, para melhoria motora do alinhamento corporal, para o controle das sinergias globais, para o aumento do equilíbrio estático e dinâmico.
É importante o praticante saber que não deverá iniciar o atendimento sem encaminhamento médico e sem ser previamente avaliado pela equipe multidisciplinar. Além disso, prestar atenção ao local de atendimento, que deve ser adequado, com um visual privilegiado e de fácil acesso, pistas adequadas para a aplicação da técnica, rampas para cadeiras de rodas e para montaria, sanitários adaptados, estacionamento especial para deficientes, cavalos adequados e aposentos, recepção, escritório, consultório, salas de atendimentos e espaço para recreação.
Na escolha do equipamento, o critério mais forte que o terapeuta deve ter é a segurança, como os materiais de montaria: a manta, sela, estribo, rédeas, e os de proteção: capacete, cinto de sustentação e traje adequado.
No picadeiro usam-se bolas, arcos e argolas de diversas texturas, tamanhos, pesos e cores, e muitos outros equipamentos. As bolas e arcos são utilizados para treino de coordenação, agilidade, força, equilibrio e percepção do movimento.
A função do fisioterapeuta é conduzir o paciente de modo a facilitar a realização dos movimentos normais e inibir os anormais. O tratamento deve oferecer alinhamento postural e posicionamento, estimulação do equilibrio, modulação do tonus muscular, prática de integração sensorial e, principalmente, maior independência ao praticante.
Quando for eleger uma forma de tratamento é importante lembrar que a maior parte da sua reabilitação depende da sua própria motivação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: