Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

TDAH é uma das desordens neurocomportamentais mais comuns na infância que se prolonga pela vida adulta. Ocorre em 3 a 5% das crianças. Seus sinais incluem: desatenção, inquietude e impulsividade, mesmo quando uma pessoa tenta controla-lo.
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas”. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos.
A criança sempre faz alguma coisa sem utilidade, que prejudica o término de tarefas. Imperfeições sociais ocorrem porque a criança não consegue entender o duplo significado em conversas e tampouco compreender a linguagem corporal.
Estudos indicam que a causa não está ligada a fatores culturais, mas provavelmente há uma alteração na região frontal do cérebro, assim como suas conexões. Outra linha de pesquisa indica a hereditariedade como fator de predisposição ao TDAH.
Seu diagnóstico é realizado por especialista, mas professores podem auxiliar realizando um questionário específico: SNAP-IV que foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística – IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica.
O tratamento é composto por medicamento e orientações aos pais, professores e ao próprio indivíduo. Crianças com dislexia associada se beneficiam com atuação de fonoaudiólogos. A Fisioterapia pode orientar professores de educação física e atuar independentemente com técnicas que proporcionam organização e coordenação de seus movimentos como a integração sensorial.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: