Controle Postural

Controle postural envolve o controle da posição do corpo no espaço, para o objetivo duplo de estabilidade  e orientação. A orientação postural é definida como a capacidade de manter uma relação adequada entre os segmentos do corpo e entre o corpo e o ambiente, para uma determinada tarefa.

No processo de estabelecimento de uma postura,  múltiplas referencias sensoriais são usadas, tais como: a gravidade pelo sistema vestibular, a superfície de apoio pelo sistema somatossensorial e a relação do corpo com objetos existentes no ambiente realizado pelo sistema visual. A estabilidade postural é a capacidade de manter o corpo em equilíbrio, ou seja,  o movimento não é significativamente alterado a partir da trajetória desejada, mesmo quando submetido a perturbações. É definida como a capacidade de manter o centro de massa projetado dentro dos limites da base de apoio, lutando para manter um equilíbrio entre forças estabilizadoras e desestabilizadoras.

O controle postural para a estabilidade e a orientação requer a percepção (integração das informações sensoriais, para analisar a posição e o movimento do corpo no espaço) e a ação    (capacidade de produzir forças para controlar os sistemas de posicionamento do corpo). Assim, o controle exige uma interação complexa entre os sistemas musculoesqueléticos e neural.  Os componentes musculoesqueléticos incluem elementos como amplitude de movimento da articulação, flexibilidade da coluna, propriedades musculares e relações biomecânicas entre segmentos corpóreos  unidos. Enquanto os componentes neurais envolvem processos motores (incluindo sinergias da resposta muscular), processos sensoriais (abrangendo sistema visual, vestibular e somatossensitivo) e processos de integração  de nível superior (essenciais para mapear a sensação para a ação  e garantir os aspectos de antecipação  e adaptação do controle postural). A organização especifica dos sistemas posturais é determinada pela tarefa funcional e o ambiente no qual está sendo executada. 

1 Comentário (+add yours?)

  1. Amedar
    Jan 25, 2013 @ 08:04:44

    You are a very smart individual!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: