Avaliação da marcha na Paralisia Cerebral

Existem alguns padrões de marcha clássicos que são característicos dos diferentes tipos de PC. Entretanto, há variações dentro de cada tipo. Tais padrões serão descritos a seguir.
Muitas crianças com diplegia espástica têm a mobilidade limitada em sua coluna lombar, na pelve e nas articulações do quadril e mostram inclinação ou rotação pélvica assimétrica durante a marcha. Em um esforço para compensarem a falta de mobilidade da parte inferior do corpo, tendem a flexionarem os quadris durante a fase de apoio, excessiva adução e rotação interna do quadril. Dependendo da função da musculatura pélvica, lombar e do tornozelo, os joelhos podem estar tanto flexionados quanto hiperestendidos durante a fase de apoio. Os pés podem estar valgos e em flexão plantar com os calcanhares fora da superfície do chão.
Em crianças com hemiplegia, a assimetria é a característica mais óbvia. Elas apresentam um deslocamento do peso corporal para o lado não envolvido, tendo a mudança de peso breve e incompleta para o lado envolvido, realizando uma passada curta e com pobre fase de balanço. Os membros do lado envolvido estão retraídos ou rodados posteriormente quando comparados com o ombro e pelve no lado contralateral. O balanço do braço acontece apenas no lado não-envolvido, e a extremidade superior acometida mantém o ombro em hiperextensão e cotovelo flexionado, como parte de uma reação associada. A extremidade inferior pode apresentar uma rigidez em extensão ou maior mobilidade com flexão.
Os casos mais leves de atetose sem espasticidade apresentam uma pequena rigidez postural latente que flutua para uma rigidez maior. O padrão de marcha nas extremidades inferiores e nos padrões totais de movimento é graduado precariamente. As extremidades inferiores são normalmente levantadas na flexão e colocadas para baixo durante o apoio em extensão com adução, rotação interna e flexão plantar. Os quadris ficam ligeiramente estendidos, a coluna lombar e cervical em hiperextensão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: