SHANTALA – massagem para bebês

Frédérick Leboyer  foi o autor do livro Shantala- Massagem para bebês: uma arte tradicional. Nesse livro ele conta a história de uma indiana, cujo nome era Shantala, que fazia massagem em seu filho. Ele traz a técnica dessa massagem tão benéfica, passo a passo. Segundo o próprio autor: “A massagem dos bebês é uma arte tão antiga quanto profunda. Simples, mas difícil. Difícil por ser simples. Como tudo o que é profundo”.

A partir desse momento, os olhos de todos cuidadores, profissionais e pesquisadores se voltaram para entender a magia do toque. A Shantala, enquanto toque terapêutico, proporciona a estimulação cutânea e o desenvolvimento psicomotor da criança.

O toque estimula a pele, que, por  sua vez, produz enzimas necessárias à síntese protéica. Ocorre também a produção de substâncias que ativam a diferenciação de linfócitos T, responsáveis pela imunidade celular. Ainda em termos biológicos, diminui os níveis das catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e cortisol) e ativa  a produção de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de alegria e de bem estar (Tuner e Nanayakkara, 1997). Como conseqüência, a criança relaxa, o sono fica mais calmo e mais resistente a barulhos externos, a amamentação é facilitada, a ocorrência de cólicas diminui e o vínculo mãe e filho é ampliado (Victo e Moreira, 2004).

Realiza-se a massagem depois do primeiro mês de vida do bebê até a idade que  permitir e que for agradável para mãe e filho, mas normalmente até os 4 meses. A sessão dura em média de 20 – 30 min.

 Alguém resiste a uma massagem???

Imagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: