Introdução/ Prematuridade

Hoje começaremos  a descrever sobre um tema, que particularmente, é o meu favorito: Prematuridade.
Muitos outros serão comentados…
Aguardem e acompanhem…..

Prematuridade (Parte I)

Nascer prematuro por si só é um fator de risco para o desenvolvimento e merece acompanhamento especial por parte de profissionais da saúde. Os lactentes prematuros (PT) são mais suscetíveis a sofrerem intercorrências peri- e pós-natais (DE GROOT, 2000; HEATHCOCK; BHAT; LOBO & GALLOWAY, 2008, LARGO, 1993; LEONE; RAMOS & VAZ, 1992; PIEK, 1998). As complicações e alterações em seu desenvolvimento estão diretamente relacionadas à idade gestacional (IG) e ao peso no nascimento (CROSSE, 1980; TECKLIN, 2002). Muitas vezes, alterações no desenvolvimento só são detectadas em idades escolares. Isto ocorre pela falta de conclusões sobre o progresso evolutivo global em estudos sobre essa população, além de descontinuidade dos acompanhamentos longitudinais (follow-up).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (1961), é considerado prematuro ou pré-termo (PT) o lactente que nasce com menos de 37 semanas de gestação (CROSSE, 1980; LEONE, RAMOS & VAZ, 1992).
Dentro da definição de prematuridade pode-se, ainda, classificar o lactente de acordo com duas variáveis que constituem os principais fatores determinantes da incidência de complicações neonatais. São elas, 1) idade gestacional (IG), a qual é subdividida em: IG limítrofe (quando os lactentes nascem entre 35ª e 36ª semana de IG); moderada (os nascidos entre 31ª a 34ª semana de IG) e extrema (os nascidos antes da 30ª semana de IG) (LEONE, RAMOS & VAZ, 1992) e, 2) peso ao nascimento, sendo este fator considerado quando os lactentes têm baixo peso (peso inferior a 2.500g), de muito baixo peso (inferior a 1.500g) e de muitíssimo baixo peso (peso inferior a 1.000g) (PIEK, 1998; LEONE & TRONCHIN, 2001). Ambas podem predispor a ocorrência de deficiências na evolução pós-natal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Autor: ROMANI, M.F.E.

%d bloggers like this: